Cabelo

Ter o cabelo saudável e deslumbrante é um objetivo de muitas mulheres! 

No entanto, com tantas opções no mercado, escolher os produtos certos e adotar uma rotina adequada pode ser desafiante. Neste artigo vamos ajudá-lo a descobrir os melhores produtos para o seu tipo de cabelo para alcançar todo o seu potencial.

Prepare-se para descobrir os segredos dos fios saudáveis!


TIPOS DE CABELO

Antes demais, vamos conhecer o tipo de cabelo que existem para podermos mais facilmente identificar o que se adequa ao nosso.

No meu caso em específico, tenho um cabelo ondulado e volumoso, mas há mais! Vamos conhecê-los.

Cabelo liso

Cabelo encaracolado

Cabelo ondulado

Cabelo crespo

Dentro do nosso tipo de cabelo, temos o que iremos chamar de subtipos. Isto é,  se é um cabelo oleoso, seco, etc.

Estes são os diferentes subtipos que existem:

Cabelo oleoso

Cabelo misto

Cabelo normal

Cabelo seco

O cabelo oleoso é aquele com aparência oleosa, principalmente na raiz, com aspeto sujo, pesado e sem movimento. 

O cabelo é mais seco nas pontas e mais oleoso próximo à raiz. Este é o subtipo de cabelo mais comum.

O cabelo normal, geralmente, apresenta um brilho próprio, não é seco, não é oleoso, nem é quebradiço. A sua natureza é ser forte, hidratado e bem nutrido naturalmente. 

O cabelo seco é o oposto do cabelo oleoso. O resultado é um cabelo opaco, sem brilho, quebradiço, com frizz e fácil de embaraçar. 

Agora que já conhecemos de forma mais clara os  diferentes tipos e subtipos de cabelo, vamos conhecer que produtos se adequam a cada um!

Cabelos oleosos

Os cabelos oleosos podem ser um desafio para muitas pessoas. O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar a um visual pesado, aspecto sujo a, até mesmo, problemas de saúde capilar. A tendência de oleosidade está mais presente em cabelos lisos.

No entanto, com os produtos e cuidados adequados, é possível controlar e equilibrar a oleosidade dos fios. Neste artigo, vamos apresentar alguns cuidados e produtos essenciais para quem possui cabelos oleosos.


1- Utiliza shampoos cuja descrição mencione ser para combater a oleosidade.

Estes tendem a ser mais suaves e regulam a produção de óleo.

2- Escolhe um condicionador leve.

Opta por um condicionador sem adição de óleos ou silicones. Aplica-o apenas nas pontas dos fios e evita o contacto com a raíz do cabelo.

3- Evita lavagens em excesso.

Pode parecer contraditório, mas lavar o cabelo oleoso em excesso pode estimular ainda mais as glândulas sebáceas que são as responsáveis pela produção de óleo e contribuem diretamente para a oleosidade no nosso cabelo. O ideal é lavar o cabelo dia sim dia, não mas, se sentires necessidade de lavar o cabelo todos os dias opta por shampoos suaves e sem sulfatos.

4- Água muito quente, não!

Este também é um factor que contribui para o aumentos da produção de óleo por parte das glândulas sebáceas. Opta por água fria ou morna para manter a oleosidade mais controlada.

5- Utiliza produtos de styling sem óleos.

Se utilizas produtos como géis, mousses, lacas, etc, opta por versões sem óleo. Estes produtos ajudarão a moldar o cabelo ao teu gosto sem adicionar excesso de oleosidade aos fios.

Cabelos mistos

Os cabelos mistos podem ser desafiantes quando se trata de cuidados capilares. Estes tipos de cabelo têm a peculiaridade de serem oleosos na raíz e secos nas pontas.

Equilibrar a hidratação e controlar a oleosidade pode parecer complicado, mas com os produtos e cuidados certos é possível manter o cabelo misto saudável e bonito!

Vou apresentar então alguns produtos e cuidados essenciais:

1- Shampoo equilibrante.

A escolha de um shampoo equilibrante é fundamental para cuidar dos cabelos mistos. Opta por produtos que regulam o óleo no couro cabeludo, sem ressacar as pontas. Shampoos suaves e livres de sulfatos são a melhor opção!

2- Condicionador hidratante.

Para as pontas secas que são usuais nos cabelos mistos, é importante utilizar um condicionador hidratante. Aplica-o apenas nas pontas, evitando a raíz para não aumentar a oleosidade. Opta por produtos que contenham ingredientes nutritivos como óleos naturais ou manteigas vegetais.

3- Alternância na lavagem.

Ao contrário dos cabelos oleosos, os cabelos mistos geralmente não precisam de ser lavados com tanta frequência. Lavar o cabelo dia sim, dia não ou a cada dois dias costuma ser suficiente para manter o equilíbrio entre a oleosidade da raíz e a hidratação das pontas. No entanto, a frequência da lavagem pode alternar de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

4- Finalizadores leves.

Se utilizas produtos de styling, como cremes para pentear, óleos capilares, etc, opta por versões leves e não comedogénico (que causa obstrução dos poros). Aplica esses produtos penas nas pontas do cabelo.

5- Hidratação regular.

Emboras as pontas secas precisem de hidratação, é importante não sobrecarregar o couro cabeludo com produtos muito pesados. Faz uma hidratação profunda regularmente utilizando máscaras capilares adequadas para cabelos mistos. Concentra-te nas pontas e no crescimento e evita as raízes.

Cabelos normais

Ter cabelos normais pode ser um verdadeiro presente! Estes tipos de cabelo geralmente não são excessivamente oleosos nem secos.

No entanto, isso não significa que eles não precisem de cuidados adequados para se manterem saudáveis e bonitos.

Vamos explorar alguns produtos e cuidados essenciais a ter:

1- Shampoo suave.

Ao escolheres um shampoo para cabelos normais, opta por uma forma suave balanceada, Procura produtos que não contenham sulfatos agressivos, pois eles tiram a hidratação natural dos fios. Shampoos com ingredientes naturais, como extrato de plantas ou óleos essenciais, são uma ótima opção para manter o equilíbrio e a saúde dos cabelos normais.

2- Condicionador leve.

Um condicionador leve é ideal para os cabelos normais. Escolhe um produto que forneça hidratação suficiente mas sem pesar no teu cabelo. Já sabes, evita a raíz para evitar que se torne oleoso.

3- Evita lavar o cabelo em excesso.

Cabelos normais não precisam de lavagens tão frequentes. Lavar o cabelo 2 ou 3 vezes por semana, normalmente, é suficiente para mantê-lo limpo e saudável. As lavagens diárias podem retirar o óleo natural do cabelo e deixa-os mais secos.

4- Proteção térmica.

Se usas regularmente fontes de calor no teu cabelo, com secadores, pranchas, modeladores, etc, é importante aplicares um protetor térmico para não danificares os fios e protegeres o teu cabelo do calor excessivo. Usa um spray protetor térmico antes de utilizares qualquer um destes equipamentos para a finalidade que pretendes. Isso vai ajudar a manteres o teu cabelo saudável e protegido!

5- Alimentação saudável.

Não foi mencionado anteriormente, mas este fator adequa-se a qualquer tipo de cabelo. A alimentação saudável é fundamental para ter um cabelo bonito e saudável! Não te esqueças de incluir nutrientes na tua dieta, como vitaminas, minerais e proteínas.

Cabelos secos

Os cabelos secos podem ser uma fonte de preocupação e frustração para muitas pessoas. A falta de hidratação pode levar a fios opacos, quebradiços e com tendência de frizz.

Ainda assim, com os produtos certos, é possível melhorar a hidratação e proporcionar um aspecto saudável ao seu cabelo.

Vamos explorar alguns produtos e cuidados essenciais para quem possui este tipo de cabelo:

1- Shampoo hidratante.

Ao escolheres um shampoo para cabelos secos, escolhe produtos hidratantes e nutritivos. Procura shampoos que contenham ingredientes como óleos naturais, manteigas vegetais ou ceramidas (ajudam a repor a humidade dos fios e a protegê-los da desidratação). Evita shampoos com sulfatos agressivos, pois podem ressacar ainda mais o cabelo.

2- Condicionador rico em hidratação.

O condicionador é essencial para os cabelos secos. Escolhe um produto rico em hidratantes e que forneçam uma dose intensa de humidade aos fios, que contenham ingredientes como pantenol, glicerina ou óleos naturais.

3- Máscaras de hidratação semanais.

As máscaras são um verdadeiro salva vidas no que toca a cabelos secos! Escolhe uma máscara capilar rica em ingredientes hidratantes, como aloe vera, óleo de coco ou queratina. Aplica a máscara no cabelo húmido, após a lavagem com o shampoo e deixa atuar o tempo que vem nas indicações do produto. Retira bem com água e sente os teus cabelos nutridos e macios.

4- Evita uso excessivo de calor.

Ainda que utilizes protetor térmico, pondera em deixar de parte a fonte de calor no teu cabelo de vez enquando. Isto vai ser bom para ele não ficar ressequido, ajuda no bom aspecto dos fios e evitas exposição ao calor. Ainda assim, se a fonte de calor for a tua maior aliada, não te esqueças de optar por um bom protetor térmico e aplicar os cuidados que leste anteriormente.

5- Penteados e escovagem delicada

Os cabelos secos são mais propícios a partir e a danificar. Evita penteados muito apertados que causem tensão excessiva nos fios. Opta por penteados mais soltos e usa uma escova com cerdas naturais ou um pente de dentes largos para evitar que ele parta. Faz uma escovagem delicada e começa pelas pontas, subindo gradualmente.

Agora que já conheces alguns cuidados básicos a ter e o tipo de cabelo que se enquadra com o teu, vamos-te mostrar os diferentes produtos que podes optar para o teu cabelo!